Rambutan fruto na Amazônia


O rambutã, é o fruto da rambuteira, uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do arquipélago malaio. O rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia.

Rambutan: conheça as propriedades do exótico fruto encontrado na Amazônia

De sabor doce e levemente ácido, o rambutan é um dos frutos consumidos na Amazônia. Com sabor semelhante ao da pitomba, o fruto de origem asiática tem na propriedade cálcio, potássio e vitaminas A e C. O aspecto é semelhante ao do urucu, mas ‘não passa de coincidência’, como explica a pesquisadora da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Nelcimar Reis de Souza. O rambutan é da família das sapindáceas, mesma família da pitomba e da lichia.
“O rambutan é original da Malásia e foi trazido para Manaus em 1980 por um pesquisador da Embrapa. Esse pesquisador trouxe três mudas da espécie e plantou em nossa sede”, relembra Nelcimar, que estuda  a espécie desde 1992.
A  pesquisadora explica que o exótico fruto adaptou-se às condições climáticas da cidade e se disseminou rapidamente através do plantio de sementes. Depois de 32 anos da chegada da espécie, o rambutan também pode ser encontrado nos Estados do ParáRoraimaAcre, Rondônia e no sul da Bahia. “A Embrapa fez um trabalho de divulgação do fruto e todo mundo que gostou levava a semente”, recorda.
Existem duas razões para o consumo: o sabor agradável e o valor nutritivo do fruto. Existem espécies que não têm sabor agradável, mas com valor medicinal e nutricional. O rambutan ou a rambutã, a língua portuguesa aceita as duas grafias, é consumido pela primeira razão. “Nunca encontrei ninguém que não gostasse”, garante Nelcimar. O rambutan é adequado ao consumo natural, mas existem relatos de consumos em saladas e até como geleia, destaca a pesquisadora.
As cores do rambutan podem variar entre vermelho, vinho e amarelo. Os frutos preferidos entre os consumidores são os de cores vermelhass, pois são mais doces e o fruto solta com mais facilidade do caroço. Uma das características que favoreceu a reprodução da espécie em Manaus foi hermafrodismo. “É uma espécie que se reproduz por semente”, explica.
Cultivo
A espécie é cultivada no Amazonas em pomares mistos de 20 a 50 pés, a frutificação acontece entre os meses de janeiro a março. A produção dos frutos inicia um ano após a germinação, mas em larga escala somente a partir do quarto ano.
Uma rambuteira pode produzir até mil frutos por safra. Se a árvore for adubada adequadamente, pode render de três a quatro mil frutos. A árvore pode viver mais de 25 anos. Na sede da Embrapa, em Manaus, ainda é possível conhecer o primeiro pé de rambutan plantado na Amazônia. A Embrapa tem conhecimento de plantações expressivas nos municípios de Presidente Figueiredo e Iranduba e no ramal do Pau Rosa.
Portal Amazônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção