fruta mangaba

fruta mangaba
 

A produção da fruta requer regiões quentes e com alta luminosidade, mas vai bem mesmo em solos pobres e com carência de água.

Mangaba
Mangaba

A mangaba é desconhecida da maioria dos brasileiros. É uma fruta de sabor único, muito consumida no norte e no nordeste do país, in natura, e como polpa para sucos e sorvetes.

Tradicionalmente, a produção é feita sob regime extrativista no litoral nordestino e no cerrado. Atualmente, porém, já é encontrada em pequenas lavouras nos estados de Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Goiás.

No passado, o látex extraído do tronco da mangabeira tinha valor comercial. No entanto, o produto obtido da seringueira – com propriedades superiores – dominou o mercado e engoliu concorrentes; agora, apenas umas poucas tribos indígenas do Amazonas continuam extraindo o látex da mangabeira, utilizado em produtos medicinais.

A produção de mangaba é considerada adequada a pequenos agricultores. A planta tem resistência a solos pobres e boa adaptação a restingas e tabuleiros costeiros. Áreas onde a temperatura é elevada e bem iluminada são suas preferidas, pois contribuem para um melhor desenvolvimento vegetativo e produção.

A mangabeira pode ainda ser consorciada com outras culturas: nas entrelinhas da área de plantio e a 1,5 metro da copa da árvore, podem ser cultivados feijão, melancia, abóbora, mandioca, leguminosas e outras fruteiras, como o coqueiro.

Para o consumidor, a fruta também tem características interessantes. É rica em ferro e conta com boa quantidade de vitamina C. Além de polpa para suco e sorvete, ainda se pode preparar com a fruta compotas, cremes, pudins, licor e até vinagre.

RAIO X

SOLO: arenoso e profundo
CLIMA: quente e úmido, entre 24 e 26 graus
ÁREA MÍNIMA: um hectare (cerca de 200 árvores)
COLHEITA: três anos após o plantio
CUSTO: cada muda custa de dois a três reais

MÃOS À OBRA

Mangaba
Mangaba

INÍCIO

A planta é resistente, tolerante à falta de água por períodos curtos, e apresenta bom desenvolvimento em regiões com temperatura alta, na faixa entre 24 a 26 graus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção