Sabonete de cinzas ou carvao

Sabonete de cinzas ou carvao e muito antigo era usado pra quase tudo . Sabe aquelas roupas branquinhas de época q vemos nos filmes ? Pois era tudo lavado com este sabão 



Além disto ele era usado .. pra tira mancha da pele 

Areear panelas 

tira caspa da cabeca 

crescer cabelo

ajudar cicatrizar feridas e muitas outras coisas

a forma tradição  de fazer lo esta ai a baixo 

mas há uma forma mais mordena de fazer este sabão ou sabonete 

E só vc derrete um sabonete do seu gosto e pegar a cinzas já fervida com água e adicionar espera esfriar denovo 

Tambem da um bom efeito 

Conta a história que, alguém há muito muito tempo observou que a gordura animal que derrete sobre a cinza da madeira usada para fazer fogo forma uma pasta com propriedades desengordurantes. Assim nasceu o sabão. Milênios se passaram, esse conhecimento se difundiu e, viajando pelo interior de Minas Gerais, ainda é possível encontrar pequenas propriedades que preservam a tradição: elas aproveitam a gordura animal que sobra para, combinado com cinzas da combustão da lenha, fazer sabão.

É fácil fazer, mas demora. O primeiro passo é preparar a dicoada, ou seja, misturar as cinzas da madeira com água. Ferve-se a gordura no tacho e vai-se acrescentando a dicoada até chegar no ponto, ou seja, até que a pasta obtida comece a produzir espuma quando colocada na esponja molhada. Isso demora cerca de dois dias, apurando devagar, acrescentando mais dicoada, apurando mais um pouco e assim vai, num exercício de paciência e tradição. O resultado final é uma pasta densa e escura, que é moldada no formato de uma bola e cuidadosamente embalada em palha seca de bananeira.

Pronto, o seu Sabão de Cinzas ou Sabão de Dicoada está na mão para ser usado no banho, como ele não leva soda cáustica, não irrita a pele e diz o conhecimento popular que ele pode ser usado para cuidar de queimaduras e tratar dermatites. Também se usa o Sabão de Cinzas para lavar roupas, louças e para limpar a casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção