Manjericão ou Alfavaca


O Manjericão ou Alfavaca (Ocimum sp) é uma planta perene que mede aproximadamente 60cm de altura, sendo originária da Ásia e África. É uma planta conhecida pelos seus galhos com bastantes ramificações, em que as suas folhas são opostas, com um formato oval, e verde clara. O Manjericão ou Alfavaca (Ocimum sp) têm flores brancas e um pouco rosadas, uma das características das suas flores é a sua disposição tipo espiga. As suas sementes são pequenas e pretas.
Nome científico: Ocimum sp
Família: LABIATAE
Clima: O clima preferencial do Manjericão ou Alfavaca (Ocimum sp) é o clima subtropical, que se caracteriza por ser quente e húmido, sendo uma planta sem resistência a geadas.
Luminosidade: Para florescer e revelar todo o seu esplendor esta planta necessita de sol pleno.
Solo: O solo ideal para o Manjericão têm de ser abundante em matéria orgânica. Para obter um solo propicio para a plantação da planta use 3,0 Kg/m2 de composto orgânico.
Propagação: Para a reprodução da planta retire alguns galhos e deixe-os mergulhados em água até surgirem raízes, altura em que deve retirar os galhos da água e proceder à sua plantação.

Indicações Terapêuticas

As vitamina A e C são algumas das vitaminas mais abundantes na folha do Manjericão. Sendo indicadas para o ardor ao urinar. As suas folhas são também fantásticas para produzir compressas que devem ser aplicar nos mamilos doloridos das lactantes. Outra das características da folha do Manjericão é o auxilio à boa circulação e dores reumáticas, bom também para tosse e resfriados. Boas para a digestão e reduzem a fadiga. Uma outra utilidade que é reconhecida é como pomada antibacteriana.

Modo de usar

Gargarejos: Óptimo para amigdalite e aftas.
Folhas e sementes, por infusão: É um estimulante, carminativo, diurético, ajuda a debelar problemas das vias respiratórias, bronquites, gripes e resfriados, reduz os vômitos. É também indicado para angina, dispepsia, amidalite, rins, catarro e cãibras do estômago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção