Olhos secos: tratamentos e causas



 

Vermelhidão, coceira, sensação de areia ou de algo estranho dentro do olho, lacrimejamento excessivo... Esses são só alguns dos sintomas da síndrome do olho seco, doença causada pela falta de lubrificação adequada dos olhos1. Mas se você tem olho seco e acha que é só esperar que vai passar


sozinho ou pingar qualquer colírio que fica tudo bem, está muito enganado2! Colírio é o nome dado a qualquer medicamento para uso ocular em forma de gotas, e cada produto tem uma substância diferente – mas algumas podem deixar seu olho ainda mais seco com o passar do tempo2! O olho seco também não melhora sozinho. A primeira opção de tratamento são os colírios conhecidos como “lágrimas artificiais” ou lubrificantes oculares, que imitam a função das lágrimas naturais do corpo, lubrificando, hidratando e protegendo nossos olhos3,4.

Descanse os olhos

É importante complementar o tratamento médico com estratégias caseiras adequadas. Por isso, além de fazer uso de lágrimas artificiais, siga os seguintes conselhos:
  • Reduza o uso de aparelhos eletrônicos como o computador ou o celular.
  • Descanse adequadamente.
  • Lembre-se de piscar de forma frequente.
  • Umedeça suas pálpebras de tempos em tempos. Você pode aplicar compressas com camomila ou fazer uso dos saquinhos de chá negro.
    
    
    

Pepino para lubrificar e refrescar

Você não precisará de mais de 20 minutos. Um pequeno intervalo de tempo no qual, para tratar a síndrome dos olhos secos, cairá muito bem colocar em prática o remédio mais efetivo e simples: uma rodela de pepino sobre os olhos.
  • Em certos casos, a natureza coloca em nosso alcance grandes soluções para problemas cotidianos como a síndrome dos olhos secos. E o  é sem dúvidas muito útil devido às suas propriedades relaxantes, hidratantes e anti-inflamatórias.
  • Você pode repetir a aplicação de rodelas de pepino sobre os olhos duas vezes por dia. Verá como o resultado será excelente.
    
    
    
Contudo, e para concluir, lembre-se de que é sempre importante contar com a supervisão de um especialista nestes casos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção