Cebolas: Desvendando as Diferenças, Usos e Curiosidades

Imagem
# Cebolas: Desvendando as Diferenças, Usos e Curiosidades https://youtu.be/K2o6YrOST10?si=JCyEeCESq26JF4UM As cebolas, sejam elas roxas, brancas ou de qualquer outro tipo, são ingredientes indispensáveis na culinária global. Mas você sabe qual a diferença entre elas, para que servem e quais são as mais utilizadas no Brasil? Vamos mergulhar nesse universo aromático! --- ## Diferença entre Cebola Roxa e Cebola Branca As cebolas branca e roxa, apesar de serem do mesmo gênero (Allium), possuem **diferenças** marcantes em sabor, textura, cor e até mesmo em seus perfis nutricionais. * **Sabor:**     * **Cebola Roxa:** É geralmente mais **adocicada** e suave, com um toque levemente picante. Sua acidez é menor, o que a torna agradável ao paladar, mesmo crua.     * **Cebola Branca:** Possui um sabor mais **forte**, pungente e picante. É a que "faz a gente chorar mais" ao cortar, devido à maior concentração de compostos sulfurados voláteis. * **Textura:**     * **Ceb...

Diabetes

Diabetes
O diabetes é uma epidemia que já afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. A doença apresenta altos índices de novos casos e mortalidade, além de ter significante custo social e financeiro para a sociedade e os sistemas de saúde.
Shutterstock  Ampliar
  • Pessoas com histórico de diabetes na família devem fazer exames regularmente
O diabetes mellitus é uma doença de causa múltipla, que ocorre quando o organismo deixa de produzir insulina ou quando a substância deixa de atuar de forma eficaz. Como consequência, há o aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina, produzida pelo pâncreas, é essencial para que o corpo funcione bem e utilize a glicose (açúcar) como principal fonte de energia. Manter uma alimentação saudável, peso em níveis normais e praticar atividade física regularmente são hábitos que ajudam a prevenir a doença.

Tipos mais frequentes de diabetes

Tipo1 - diabetes mellitus insulinodependente
Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens, que utilizam insulina injetável para o seu controle.
Tipo 2 - diabetes mellitus não insulinodependente
É o tipo mais frequente de diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade.
Diabetes gestacional -  Surge na gravidez, sobretudo em mulheres que têm mais de 30 anos;
• que parentes próximos com diabetes;
• que já tiveram filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer;
• que já tiveram abortos ou filhos natimortos;
• que são obesas ou aumentaram muito de peso durante a gestação.

Principais sintomas

Diabetes tipo 1 e tipo 2 descontrolado: fome excessiva
Diabetes tipo 1 e tipo 2 descontrolado: perda de peso
Diabetes tipo 2: ganho de peso, grande volume de urina, urina doce, desânimo, fraqueza, cansaço físico
Estes sintomas são os mais frequentes e não aparecem isolados. No diabetes tipo 1, surgem de maneira rápida e, no diabetes tipo 2, eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual junto a outros sintomas, como:
• sede excessiva
• lesões de difícil cicatrização (principalmente nas pernas ou nos pés)
• infecções frequentes (pele, urina e dos órgãos genitais)
• alterações visuais

Fatores de risco

O diabetes pode comprometer a saúde sem que surjam sintomas. Pessoas com histórico familiar ou propensas a desenvolver a doença devem ficar atentas e fazer exames regularmente. São fatores de risco:
• Ter parentes (pais, irmãos, tios etc.) com diabetes;
• Excesso de peso (especialmente do tipo abdominal);
• Vida sedentária (não faz atividade física);
• Ter mais de 40 anos e fazer tratamento para pressão alta, ter colesterol e triglicerídeos elevados, usar medicamentos diabetogênicos (corticóides, anticoncepcionais etc.), ter dado à luz filhos com mais de 4 kg ou sofrido abortos e/ou natimortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

Como diferenciar o pé de mamão macho do pé de mamão fêmea pelas flores