Cromo Por que cromo emagrece?

Cromo é um mineral essencial e, atualmente, conhecido por auxiliar a diminuição da formação de colesterol e melhora de quadros de diabetes tipo 2 devido à sua ativa participação no metabolismo de carboidratos, aumentando a tolerância à glicose.

Cromo: o que é, para que serve e porque ajuda a emagrecer

O cromo tem sido muito utilizado como suplemento alimentar a fim de promover ganho de massa muscular e perda de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. Conheça mais sobre o mineral, como funciona e contraindicações.

Para que serve?

Esse importante mineral potencializa os efeitos da insulina, responsável pela distribuição do açúcar no corpo. Portanto, sua deficiência na dieta contribui para a intolerância à glicose.
Há também uma redução na sensibilidade da ação da insulina, o que, consequentemente, leva à diminuição da saciedade, da necessidade de comer pães e doces e até da ansiedade.
Por ser eliminado pelo suor, pessoas que praticam atividades intensas e que têm sudorese excessiva podem apresentar deficiência.

Por que cromo emagrece?

O cromo ajuda a emagrecer pois faz com que o organismo utilize mais carboidratos como fonte de energia e absorva mais proteínas, ajudando na redução da glicemia, ganho de massa muscular e perda de peso, principalmente na região abdominal.
Além disso, ele auxilia na diminuição da vontade de comer doces e aumenta a saciedade.

Como usar




A substância pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, frutas, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e levedo de cerveja.
Se houver necessidade, pode ocorrer suplementação, sempre indicada e prescrita por um profissional adequado.

Contraindicações

A ingestão de altas doses de cromo pode ocasionar deficiência nutricional relativa ao ferro, pois os dois minerais utilizam a mesma substância para serem transportados. Contudo, não há evidências científicas significativas sobre o assunto.

Efeitos colaterais

Os efeitos prejudiciais quanto à suplementação com cromo podem incluir distúrbios do sono, alterações de humor, dores de cabeça e até perda de minerais.

Onde comprar e quanto custa o picolinato de cromo?

Se precisar suplementar cromo, procure um profissional da área para obter a prescrição adequada.
A embalagem com 60 cápsulas de picolinato de cromo custa em média R$ 25 e pode ser encontrada em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.




Fontes

Nutricionista Angelica Grecco, do Instituto EndoVitta – CRN 26.241
Nutricionista Giovanna Oliveira, do Instituto Brasileira de Nutrição Funcional – CRN 38.649
---------------------------------




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção