Catarro cores do catarro

Mas, se você ficar doente, preste atenção à cor – ela pode indicar algum problema. Catarro branco é sinal de inflamação (como sinusite), amarelado ou esverdeado é sinal de infecção bacteriana e o vermelho indica a presença de sangue, o que pode ser sinal de bronquite, pneumonia e até câncer no pulmão

. Catarro verde ou amarelo

Estas cores normalmente surgem quando estão presentes neutrófilos nas vias aéreas, que são células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro, sendo que a cor varia de acordo com a quantidade da proteína. Desta forma, este tipo de catarro pode indicar um infecção das vias respiratórias ou dos seios nasais, como faringite ou pneumonia, por exemplo.

O que fazer: Deve-se consultar um pneumologista ou um clínico geral para identificar qual o tipo de infecção que está causando o catarro e iniciar o tratamento com o antibiótico adequado.

2. Catarro com sangue ou vermelho

Quando surge sangue no catarro em pouca quantidade geralmente é sinal de bronquite, no entanto, quando existe muito sangue no catarro pode indicar problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
O que fazer: É preciso consultar um pneumologista para fazer exames de diagnóstico, como raio X e cultura microbiológica a partir do escarro, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com o uso de broncodilatadores, no caso da bronquite, ou antibióticos no caso da tuberculose, devendo o tratamento ser realizado conforme indicação do médico.

3. Catarro branco ou cinza

Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, mas também pode surgir durante uma gripe ou sinusite, quando os seios nasais ficam muito cheios e começam a drenar para a garganta.
Em casos mais raros, esta coloração também pode acontecer quando se come muitos lacticínios, pois os derivados do leite tornam o catarro mais espesso, apresentando uma cor esbranquiçada quando é eliminado.
O que fazer: Deve-se ingerir cerca de 2 litros de água por dia para ajudar a eliminar o catarro e, caso não surjam melhoras, deve-se consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado do problema que está causando o catarro.
No caso da gripe, por exemplo, o tratamento normalmente é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo recomendado pelo médico o uso de Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. A sinusite também pode ser tratada dessa forma, mas também pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos corticoides ou antibióticos dependendo da causa da sinusite.

4. Catarro marrom ou preto

Fumantes e trabalhadores de locais com muita poluição, como minas ou pedreiros, geralmente apresentam catarro marrom ou preto, que acontece devido à presença de partículas como alcatrão ou resina que ficam grudadas nas vias respiratórias. Além disso, o catarro marrom também pode surgir devido à ingestão de algumas comidas, como chocolate, café ou vinho tinto, por exemplo.
O que fazer: É recomendado evitar locais com muita poeira ou poluição, assim como deixar de fumar, caso esse seja o caso.

5. Catarro rosa

A tosse com catarro rosa geralmente é um indicador de que existe líquido nos pulmões e, por isso, é muito comum em casos de problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, na qual o sangue se acumula à volta dos pulmão, provocando a entrada de líquido nos pulmões.
O que fazer: Neste caso é importante consultar um pneumologista ou cardiologista geral para adequar o tratamento do problema que está causando catarro rosa, o que pode ser feito com a ingestão de remédios diuréticos, como a Furosemida, no caso de problemas cardíacos.



O que pode indicar a consistência do catarro

O catarro normal e saudável geralmente tem uma consistência mais líquida e, por isso, é facilmente reabsorvido pelo organismo e não dificulta a respiração. Porém, o catarro pode ficar mais espesso, especialmente devido a situações como:
  • Estar num ambiente muito seco, como num cômodo com ar condicionado;
  • Não beber água suficiente durante o dia;
  • Ter uma alergia respiratória a pólen ou poeira, por exemplo;
  • Tomar medicamentos que podem secar as secreções, como antidepressivos, anti-histamínicos ou descongestionantes.
Além disso, o catarro também fica mais espesso durante gripes ou resfriados, por exemplo, mas qualquer outra infecção também pode ter esse resultado. Isso acontece porque o corpo tem mais trabalho para eliminar os vírus e bactérias e, por isso, precisa de mais água par



a funcionar, deixando o catarro mais seco.
Dessa forma, para eliminar o catarro espesso é muito importante beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer nebulizações com água ou soro fisiológico, porque ajuda a fluidificar as secreções e facilita a sua eliminação. Além disso, existem alguns remédios caseiros com propriedades expectorantes que ajudam na eliminação do catarro,

---------------------------------



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção