Sabonete de cinzas ou carvao
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Sabonete de cinzas ou carvao e muito antigo era usado pra quase tudo . Sabe aquelas roupas branquinhas de época q vemos nos filmes ? Pois era tudo lavado com este sabão
Além disto ele era usado .. pra tira mancha da pele
Areear panelas
tira caspa da cabeca
crescer cabelo
ajudar cicatrizar feridas e muitas outras coisas
a forma tradição de fazer lo esta ai a baixo
mas há uma forma mais mordena de fazer este sabão ou sabonete
E só vc derrete um sabonete do seu gosto e pegar a cinzas já fervida com água e adicionar espera esfriar denovo
Tambem da um bom efeito
Conta a história que, alguém há muito muito tempo observou que a gordura animal que derrete sobre a cinza da madeira usada para fazer fogo forma uma pasta com propriedades desengordurantes. Assim nasceu o sabão. Milênios se passaram, esse conhecimento se difundiu e, viajando pelo interior de Minas Gerais, ainda é possível encontrar pequenas propriedades que preservam a tradição: elas aproveitam a gordura animal que sobra para, combinado com cinzas da combustão da lenha, fazer sabão.
É fácil fazer, mas demora. O primeiro passo é preparar a dicoada, ou seja, misturar as cinzas da madeira com água. Ferve-se a gordura no tacho e vai-se acrescentando a dicoada até chegar no ponto, ou seja, até que a pasta obtida comece a produzir espuma quando colocada na esponja molhada. Isso demora cerca de dois dias, apurando devagar, acrescentando mais dicoada, apurando mais um pouco e assim vai, num exercício de paciência e tradição. O resultado final é uma pasta densa e escura, que é moldada no formato de uma bola e cuidadosamente embalada em palha seca de bananeira.
Pronto, o seu Sabão de Cinzas ou Sabão de Dicoada está na mão para ser usado no banho, como ele não leva soda cáustica, não irrita a pele e diz o conhecimento popular que ele pode ser usado para cuidar de queimaduras e tratar dermatites. Também se usa o Sabão de Cinzas para lavar roupas, louças e para limpar a casa.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
amo a natureza