procura voluntários para estudar disfunção eréctil

-->
O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana, SexLab, da Universidade do Porto inicia quinta-feira o recrutamento de voluntários, entre os 18 e os 50 anos, para 2 estudos sobre causas psicológicas e tratamentos da disfunção eréctil.



“O público-alvo serão homens com dificuldades de erecção, homens adultos com mais de 18 anos e menos de 50 e que tenham dificuldade de erecção por razões psicológicas”, explica Pedro Nobre, responsável do laboratório e coordenador dos estudos.
Aproveitando a efeméride do Dia Europeu de Saúde  e também Dia de São Valentim, assinalados esta quinta-feira, o novo SexLab (que foi transferido da Universidade de Aveiro para a do Porto) vai arrancar com os 2 estudos, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e que decorre da parceria entre as 2 universidades.
“Um deles é um estudo laboratorial onde vamos avaliar a resposta sexual fisiológica”, conta o investigador, segundo o qual será medida a alteração na circunferência do pénis durante a visualização de estímulos sexuais, “normalmente filmes de natureza



Pedro Nobre garante que o estudo terá “um grande cuidado com as questões do anonimato e também da privacidade”, sendo que “em momento algum há observação directa ou contacto directo” com o voluntário que estará numa “sala experimental, separada da sala dos investigadores”.
“Ao mesmo tempo avaliamos a resposta subjectiva, ou seja, a avaliação que as pessoas fazem da sua própria resposta sexual”, acrescenta.
O segundo estudo tem como objectivo “testar a eficácia” de um protocolo de tratamento psicológico da disfunção eréctil que, segundo uma investigação levada a cabo pelo SexLab em 2012, afecta cerca de 10% da população masculina do país.
Tratamento psicológico
Os voluntários deste estudo receberão tratamento psicológico de forma gratuita durante 3 meses, sendo avaliados no início, durante e no final da intervenção realizada por psicólogos clínicos com formação em terapia sexual.



Os 2 estudos permitirão não só compreender melhor as causas da disfunção eréctil – “um problema vivido habitualmente com grande ansiedade e com grande interferência na vida dos homens que dele sofrem” – mas também testar o efeito de um tratamento psicológico (terapia cognitivo-comportamental) que é usado com “bastante sucesso” numa grande diversidade de problemas emocionais.



A partir desta quinta-feira o SexLab está disponível “para receber potenciais voluntários” que podem contactar a equipa de investigadores via email (sexlab@fpce.up.pt), após o que serão alvo de uma entrevista telefónica para “avaliar se reúnem os requisitos”.
Os voluntários que participem nos 2 estudos recebem um vale no valor de 30 euros, para além do tratamento gratuito que, numa segunda fase, se estenderá a mais 90 participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção