tomate

-->Esse fruto que hoje é um alimento universal, de vários tipos e grande versatilidade, já foi tratado como vilão e repudiado como veneno. Ganhou sua redenção e agora é recomendado para a prevenção de alguns tipos de câncer



Origem

Acredita-se que os incas, no Peru, e os astecas, no México, consumiam uma espécie selvagem de tomate 700 anos a.C. Com as grandes navegações do século XVI, as primeiras sementes de tomate foram levadas para a Europa onde o fruto encontrou resistências, por ser da família das solanáceas junto a venenosa beladona, de formato semelhante e pele negra. A tentativa de experimentar seus talos e folhas provocou intoxicações, o que aumentou a desconfiança em relação ao fruto que era ao mesmo tempo considerado venenoso e afrodisíaco. Entretanto, seu cultivo fácil, crescimento rápido e a bela cor vermelha, que foi adquirindo com os diferentes cultivos, era uma tentação para cozinheiros italianos que, por volta do século XVII, foram testando e experimentando até chegar à incomparável união de massa e molho de tomate, apreciada em todo o mundo.

Propriedades nutricionais

Cru, cozido ou assado, salgado ou doce, a versatilidade do tomate e a garantia de um sabor especial com sua presença universalizaram o uso desse fruto. Enquadrado nutricionalmente na categoria das hortaliças, o tomate é rico em vitamina C, além de conter importantes minerais como potássio e fósforo. O médico Eric Slywith, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira, conta que existe diferença de nutrientes entre os tipos de tomate, mas esta é pequena para a maioria dos nutrientes, especialmente considerando as necessidades nutricionais diárias. Por exemplo, 100 g de tomate vermelho maduro cru contêm 24 mg de fósforo, contra 29 md do tomate laranja cru e 36 mg do tomate amarelo cru. A necessidade diária de ingestão desse mineral para o organismo é de 700 mg. A vantagem de incluir tomate na dieta é ter sua riqueza de vitaminas e minerais em bem poucas calorias (16 Kcal/100 g)

Propriedades medicinais

Com o conhecimento dos benefícios desse fruto, ele deixou de ser repudiado e passou a ser recomendado, inclusive por médicos. Estudos demonstraram que o licopeno - que lhe garante a cor vermelha - além de reduzir os níveis de colesterol e auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata e de mama, graças à sua ação antioxidante, que protege as células da oxidação diminuindo a presença de radicais livres. Estudo da Sociedade Americana para a Pesquisa do Câncer mostrou evidências de que homens com câncer de próstata com alto consumo de tomate tiveram redução no tamanho do tumor e diminuição na velocidade do crescimento.



Outro benefício do tomate está associado à presença de vitamina C, que também tem ação antioxidante. Para que o tomate seja boa fonte dessa vitamina, o ideal é consumi-lo cru. Já para a ação do licopeno, a melhor opção é o cosumo após cozimento; o molho de tomate tem maior disponibilidade - maior concentração de licopeno com melhor absorção pelo organismo. O nível de licopeno também varia de acordo com o amadurecimento - o tomate vermelho maduro tem maior quantidade de licopeno.
Curiosidades

Muitos acham que tomate é legume. Na verdade ele é fruto do tomateiro e surpreende pela variedade com que se apresenta, de cores, tamanhos e forma. "Parente" da berinjela, das pimentas e dos pimentões, o tomate se popularizou nas mãos dos italianos que o chama de pomo d'oro, que significa maçã dourada - provavelmente porque as primeiras variedades encontradas naquele país eram amarelas. A crença nos efeitos afrodisíacos desse fruto, rendeu-lhe um nome mais romântico na França, onde foi conhecido como pomo d'amore (fruto do amor).



O encantamento com o sabor e a beleza que o tomate confere à comida fez com que o pizzaiolo Raffaele Esposito, em 1889, usasse o tomate para compor uma pizza preparada em homenagem à rainha Margherita di Savoia, da Itália. Para utilizar as três cores da bandeira italiana - verde, branca e vermelha - ele usou mussarela, manjericão e molho de tomate, criando assim uma variedade de pizza que reina até os dias de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção