xaropes caseiro para bronquite

Como Fazer xaropes:





Um copo de planta(s), lava, deixa secar e macera.

2 copos de açúcar

1 copo e meio de água

levar o açúcar ao lume até obter ponto de caramelo e baixar o lume. Aquecer a água noutro recipiente e juntar, aos poucos e com cuidado (para não se queimar) ao açúcar caramelizado, mexendo bem. Juntar a planta (bem esmagada) e continuar mexendo muito bem. Deixa ferver durante mais 10 minutos





1. Xarope de Maracujá


Indicações: Fortificante, Tosse, Bronquite e Tuberculose


-- 2 maracujás grandes,

-- 1 chávena de açúcar

-- 1 chávena de água




Fazer caramelo com o açúcar (levar ao lume até obter o ponto de caramelo), juntar a polpa dos maracujás mexendo muito bem e depois juntar a água aos pouquinhos, mexendo sempre, seguindo o procedimento geral indicado acima para a preparação de xaropes.

Guardar em frasco de vidro.

Dosagem: Criançass (mais de 1 ano de idade): 1 colher de café 3 vezes ao dia

Adultos: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia

No xarope para adultos pode juntar-se o sumo (suco) de meio limão.



2 - Xarope de maracujá e gervão



Juntar, à receita anterior (de xarope de maracujá) um copo de gervão e 2 copos de açúcar)

Faz-se caramelo com todo o açúcar (3 copos de açúcar), junta-se a polpa de maracujá e a água como indicado acima e, no final, junta-se o gervão em conformidade com o procedimento geral.






3 - Xarope de casca de banana

Indicações: espectorante, bronquite




2 chávenas de açúcar

1 chávena de casca de banana lavada e picada (cortada fininha)

1 chávena e meia de água

Fazer caramelo com o açúcar, acrescentar a água e a casca de banana (como indicado no procedimento geral da preparação dos xaropes), deixar ferver em lume brando durante 10 minutos, retirar do lume, tapar e deixar arrefecer (esfriar) o suficiente para não se queimar. Coar e colocar em frasco de vidro.



Dosagem: crianças (com mais de 1 ano): 1 colher de chá 3 vezes ao dia

Adultos: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.

<><><><>
Nota: a tradição na preparação destas receitas manda colher as plantas bem cedo conversando com o pé. Pedir licença para colher as folhas e explicar que se destinam ao tratamento de alguém. Colhem-se as plantas bem cedo para não se ressentirem tanto.
Ter os máximos cuidados de higiene e estar "de bem com a vida" para não contaminar (com energias negativas) o preparado. Usar luvas; e usar máscara também se houver constipação ou gripe, pelo mesmo motivo.
Escolher bem as plantas e rejeitar as que não tiverem boa aparência. Lavar muito bem, em várias água e secar com panos bem limpos. Usar utensílios específicos e não usar os utensilios da cozinha. Guardar em frascos esterilizados.



-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção