Cipó-doce evita envelhecimento precoce Pular para o conteúdo principal

Cipó-doce evita envelhecimento precoce


n180_cipo_doce

Cipó-doce, Erva-da-imortalidade ou Erva-milagrosa

Aqui apresento um dos meus segredos. O tônico para aumentar a vitalidade, evitar fadiga e melhorar a resistência física. De quebra é afrodisíaco. Apelidado de erva da imortalidade, imagine seu uso.

Nome científico

Gynostemma pentaphylum

Uso medicinal

Antioxidante, anti-inflamatório, evita envelhecimento precoce, melhora a circulação, trata colesterol alto, constipação, tosse, asma e bronquite. Evita trombose, é anticancerígeno, previne arteriosclerose e melhora o sistema imunológico.

Main Menu

GYNOSTEMMA PENTAPHYLLUM



Acabe com a gorudra visceral e ainda proteja seu coração e estimule seu sistema imunológico com essa planta nova que está chegando no mercado. 

Leia e saiba tudo,  matéria completa sobre: GYNOSTEMMA PENTAPHYLLUM




NOME CIENTIFICO: Gynostemma pentaphyllum
FAMILIA: Cucurbitaceae
PARTE UTILIZADA: Toda erva
SINÔNIMOS: Jiaogulan, cipó-doce, erva-da-imortalidade, erva-milagrosa, ginseng do sul, amacha-zuru (Japão), penta chá, dungkulcha (Coréia)


INTRODUÇÃO
Gynostemma pentaphyllum tem sido, e é muito utilizada pelos povos das montanhas no sul da China e norte de Vietnã, como erva para a longevidade e se consome regularmente a sua infusão, em forma de chá. Esse fato motivou um pesquisador japonês a investigar a relação entre longevidade e o consumo de Jiaogulan e constatou que o chá tomado por longos periodos, tem um efeito anti- envelhecimento no corpo humano. Algumas qualidades da Gynostemma têm sido comprovadas, como por exemplo, incrementar a presença da enzima superóxido mutase, que permite a defesa antioxidante endógena na maioria das células expostas ao oxigênio.

Diversas pesquisas têm demostrado que reduz o nível do colesterol no sangue, particularmente o nível de LDL o "colesterol mau", assim como o dos triglicéridos, entretanto, eleva o nível de HDL "colesterol bom". Também tem-se observado nos estudos, que aumenta a atividade dos linfócitos T e pode atuar como inibidor tumoral.

Pode usar-se no tratamento da hipertensão arterial. Os testes de laboratório demostram que o Jiaogulan estimula a liberação de óxido nítrico, causando o relaxamento dos vasos sanguíneos, induzindo a redução de pressão arterial. Num estudo, os gipenósideos administrados às pessoas com hipertensão de grau II, mostraram 82% de efetividade na redução da pressão arterial. Se investiga também o seu uso no tratamento da diabetes.

DESCRIÇÃO
Jiaogulan é uma trepadeira herbácea da família Cucurbitaceae proveniente do sul da China, Coreia do Sul e Sul do Japão e norte da Tailândia. Mais conhecido como um medicamento herbal , sua fama é de ser um poderoso antioxidante com efeitos adaptógenos. É uma pequena planta de cinco folhas de videira da mesma familia como plantas de pepino e uma variedade de cabaças. Gynostemma pentaphyllum apresenta-se sob a forma de um pó fino amarelo claro, com alto teor de gipenosídeos (≥80%).

PROPRIEDADES
Efeitos adaptógenos significa dizer que é uma daquelas subtâncias vegetais especiais que ajudam a aumentar a resistência do organismo ao estresse, trauma, ansiedade e fadiga. No passado, essas foram chamadas de ervas rejuvenescedoras, tônicos que forneciam energia vital e restauradora. Todos os adaptógenos contêm antioxidantes, mas os antioxidantes não são necessariamente adaptógenos e que não se propõem a ser o seu principal modo de ação.

As saponinas presentes na Gynostemma designam uma classe de compostos químicos, um dos muitos metabólitos encontrados em fontes naturais, encontradas em abundância em particular em diversas espécies de plantas.

Os cientistas estudaram Gynostemma porque o seu sabor tornou-se candidato para ser uma alternativa natural aos adoçantes artificiais. No processo, eles descobriram que tinha mais de 80 saponinas diferentes, a mesma substância que é o ingrediente ativo no ginseng e traz uma redução significativa no colesterol, bem superiores aos da uva e vinho tinto. Embora algumas das saponinas são semelhantes aos encontrados no ginseng, Gynostemma tem quase quatro vezes mais e por isso se torna potencialmente uma erva muito mais poderosa.

Quando se trata de saúde cardiovascular, uma grande vantagem para Gynostemma é que reduz o colesterol e triglicerídeos. Ela funciona, em parte, pela ligação ao colesterol e impede que ele seja absorvido pelo organismo. Estudos mostram que ela também ajuda o organismo a transformar carboidratos disponíveis para os músculos diretamente como fonte de energia, ao invés de primeiro convertê-los em triglicérides e armazená-los como gordura. Além disso, pode ajudar a aumentar o colesterol HDL, reduzindo a variedade de LDL. Gynostemma também pode auxiliar o coração de outras maneiras, como por exemplo, fortalece o coração e o ajuda a bater mais com o minimo esforço.

Um estudo chinês com 220 atletas descobriu que a erva ajudou a aumentar a eficiência cardíaca sem um concomitante aumento na frequência cardiaca ou pressão arterial. Atletas participantes foram capazes de produzir mais fluxo de sangue e enviar mais oxigênio para os musculos, sem forçar o coração a trabalhar mais, aumentando sua resistência. Individuos com pressão arterial elevada ou aqueles que sao propensos a aterosclerose também podem se beneficiar de Gynostemma. Um estudo na Universidade de Vanderbilt descobriu que uma de suas saponinas facilitou a liberação de óxido nitrico pelos vasos sanguíneos, o que por sua vez levou-os a relaxar, permitindo um maior fluxo sanguíneo. Além disso, estudos mostram que tem propriedades para diluir o sangue, reduzindo a agregação das plaquetas do sangue e amenizando o acumulo de placa bacteriana.

ESTUDOS
Efeito anti-obesidade do extrato de Gynostemma pentaphyllu: Estudo clinico randomizado, duplo-cedo, placebo-controle De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sobrepeso e obesidade são definidos como acúmulo de gordura anormal ou excessivo que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Um certo número de drogas promissoras antiobesidade são desenvolvidas a cada ano, com eficácia comprovada em linhagens de células e modelos animais. No entanto, apenas alguns destes reagentes permanecem no mercado uma vez que a maioria está associado com efeitos secundários graves. Gynostemma pentaphyllum é uma planta trepadeira herbácea, da familia das cucurbitáceas (pepino ou cabaça), amplamente utilizado em países asiáticos com Coréia, China e no Japão como medicamento tradicional ou chá. Foi mostrado que os extratos totais ou saponinas obtdos a partir desta planta exercem uma vasta gama de benefícios como a redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, fortalecendo a imunidade e inibindo o crescimento do cancro. Recentemente, foi relatado que a capacidade da G.pentaphyllum de extrair etanol da folha para ativar AMPK é aumentada por autoclavagem com aumento dos níveis de ativação de AMPK. O objetivo do presente estudo foi documentar o efeito de 12 semanas de suplementação com actiponin, na composição de gordura corporal (especialmente gordura abdominal) em participantes obesos coreanos usando um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controle. Métodos: Ensaio clinico de 12 semanas, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, seguido por um periodo de rastreio de três semanas. Avalição durante a visita inicial, exame físico, eletrocardiograma e os testes de triagem dos parâmetros sanguíneos foram conduzidos em todos os participantes dentro de 3 semanas de triagem inicial. Durante o periodo de intervenção de 12 semanas, os participantes foram convidados a continuar suas dietas usuais e não tomar quaisquer outros alimentos funcionais ou suplementos alimentares.

Parâmetros antropométricos, bioquímicos, tomografia computadorizada, sinais vitais e ingestão de nutrientes de ambos os grupos foram medidos antes e depois do periodo de intervenção. Durante a fase de planejamento do ensaio, todos os participantes foram instruidos a manter sua dieta normal e atividade fisica. Na quarta semana, foi solicitado aos participantes que relatassem quaisquer eventos adversos ou mudanças na formação, estilo de vida ou habitos alimentares e avaliar o cumprimento. Participantes obesos (IMC ≥ 25kg m -2 e WHR ≥ 0,90 para homens ou WHR ≥ 0,85 para mulheres) que não haviam sido diagnosticados com alguma doença e preencheram os critérios de inclusão foram recrutados para o presente estudo. Os 80 participantes foram divididos aleatoriamente em grupo actiponin (n540, 450mg, dia 21) e grupo placebo (n540). Os resultados incluiram a medição de eficácia (distribuição de gordura abdominal, parâmetros antropométricos e perfis de lipidios no sangue) e de segurança (eventos adversos, resultados de exames laboratoriais, eletrocardiograma de dados e sinais vitais) da relação cintura quadril. Resultados: Durante as 12 semanas de suplementação com actiponin, a área total de gordura abdominal, o peso corporal, a gordura corporal, porcentagem de gordura corporal e IMC foram significativamente menores (P=0,044; P<0,05; P<0,0001; P< 0,0001 e P< 0,05, respectivamente) no grupo actiponin comparado ao grupo placebo. Não foram observadas alterações significativas em nenhum parâmetro de segurança.

Conclusão: O presente estudo revelou que actiponin é um reagente antiobesidade potente que não produz qualquer efeito adverso significativo. Os resultados sugerem que a suplementação com actiponin pode ser eficaz para tratamento de individuos obesos.

INDICAÇÕES
Gynostemma pode ser utilizada como preventivo de Infarto do Miocárdio, agente anti- trombótico, para estresse, desempenho atlético, insônia, antioxidante, estresse oxidativo, fígado, colesterol, imunoestimulante, aumento de libido.

CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA
60 a 180mg/dia de gipenosídeos.

REAÇÕES ADVERSAS
Os efeitos adversos da Gynostemma incluem náuseas e aumento de evacuação.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Se o paciente faz uso de anticoagulantes, é recomendável consultar o médico antes de utilizar Gynostemma.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Hoa N.K.; Phan D.V.; Thuan N.D.; Ostenson C.G. (2009). "Screening of the hypoglycemic effect of
eight Vietnamese herbal drugs"; Methods & Findings in Experimental & Clinical Pharmacology 31 (3):
165–9.
la Cour B, Mølgaard P, Yi Z (1995) "Traditional Chinese medicine in treatment of
hyperlipidaemia"; J Ethnopharmacol 46 (2): 125–9.
Bensky, Dan; Andrew Gamble, Steven Clavey, Erich Stöger (2004) Chinese Herbal Medicine:
Materia Medica, 3rd Edition. Eastland Press.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção