Doença de Graves


Doença de Graves é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireóide. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

O que é Doença de Graves?

A Doença de Graves é uma condição autoimune (o próprio sistema de defesa provoca a doença) que leva à hiperatividade (funcionamento excessivo) da tireoide. Aproximadamente de 60 a 80% dos casos de hipertireoidismo são causados pela Doença de Graves, que foi descrita pela primeira vez em 1825, na Inglaterra, e, posteriormente, em 1835, por Robert Graves, na Irlanda.

Tipos

A Doença de Grave pode aparecer tanto em sua forma normal quanto num tipo mais específico, que afeta a visão. Este tipo, conhecido como Oftalmopatia de Graves, consiste em uma alteração na órbita do olho provocada pela disfunção na tireoide. Na maioria dos casos, este tipo da Doença de Graves surge junto com o hipertireoidismo e é caracterizado pelo deslocamento do globo ocular para frente.
Há, ainda, um outro subtipo da doença, que é bem menos frequente: a dermopatia de Graves. Ela afeta a pele, deixando-a com aspecto mais grosso e avermelhado – principalmente as partes inferiores do corpo, como pernas e pés.

Causas

A Doença de Graves é uma doença autoimune, ou seja, causada por um defeito no sistema imunológico que leva à inflamação da tiróide pelos próprios auto anticorpos, proteínas de defesa que existem para proteger nosso corpo de infecções e agentes agressores.
Na Doença de Graves a tireoide passa a produzir mais quantidade de hormônio do que o normal.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
No caso da Oftalmopatia de Graves, as causas ainda não estão totalmente esclarecidas. Suspeita-se, no entanto, que os mesmos anticorpos que inflamam a tireoide se acumulam na gordura que existe normalmente atrás do globo ocular, provocando uma reação inflamatória e deslocando o globo ocular pra frente.

Fatores de risco

Embora qualquer um possa desenvolver a Doença de Graves, existem alguns fatores que aumentam as chances de ocorrência da enfermidade. Confira:

Histórico familiar

Este é um dos fatores de risco mais conhecidos – razão pela qual acredita-se que exista um ou mais genes que tornam uma pessoa mais suscetível à Doença de Graves.

Sexo

Pessoas do sexo feminino são muito mais propensas a desenvolver a doença de Graves do que pessoas do sexo masculino.

Idade

A Doença de Graves geralmente se desenvolve em pessoas com menos de 40 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção