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quinta-feira, 27 de abril de 2017

fubá alimento


E o fubá?


Essa semana me perguntaram sobre o fubá, especificamente sobre a polenta, e realmente parei para pensar que nunca prescrevi ou coloquei como substituição a polenta no cardápio dos meus pacientes! O que ao meu ver, é uma falha, até mesmo porque agora no inverno um prato quentinho cai muito bem, então resolvi dar meu parecer sobre o uso do fubá.

Primeiramente é importante saber que o fubá é um carboidrato, e ele deve então ser incluso no cardápio como substituto ou complemento do arroz, macarrão, batatas, mandiocas, batata doce, inhame, cara, etc…
E vamos às calorias:
Arroz branco cozido- 100g – 124,69 calorias
Batata cozida- 100g – 87 calorias
Macarrão cozido 100g – 141 calorias
Polenta – 100g – 62,88 calorias.

Benefícios do fubá para a saúde

  • Pode ser consumido por celíacos, pois o fubá não apresenta glúten, a proteína proibida por quem apresenta a doença celíaca;
  • Muito bom no combate a anemia;
  • Deve ser consumido por mulheres grávidas, por ser fonte de ácido fólico, que é importante na formação do bebê;
  • É uma fonte interessante de fibras, que ajudam o funcionamento do intestino;
  • Não apresenta colesterol;
  • Ajuda pessoas convalescentes a ganharem peso.

– Sopa de fubá nutritiva
Em uma panela coloque 3 dentes de alho, 1/2 cebola e ervas de sua preferencia e 1 colher de sopa de azeite extra virgem. Não refogar.
Acrescente meio maço de couve picado grosseiramente. Tampe a panela e deixe cozinhar tempo suficiente para murchar a couve.
Já é hora de colocar 1 xícara de fubá dissolvido em 2 xícaras de água. Mexa bem. Tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos, não esquecendo de mexer de vez em quando, para não grudar no fundo da panela.
Prove o sal e sirva a seguir, bem quente.
Caso queira o caldo mais líquido, aumente a quantidade de água da receita.

Valores nutricionais do fubá em 100 gramas

  • Calorias – 370
  • Carboidrato – 79g
  • Proteínas – 7g
  • Fibras – 3.9g
  • Açúcares – 1.6g
  • Lipídios – 1.8g
  • Gordura saturada – 0.2g
  • Gordura poli-insaturada – 0.6g
  • Gordura monoinsaturada – 0.3g
  • Sódio – 7mg
  • Potássio – 142mg
  • Vitamina A – 214 UI
  • Cálcio – 3mg
  • Ferro – 1.1mg
  • Vitamina B6 – 0.2mg
  • Magnésio – 32mg

Fubá engorda?

Depende da quantidade, mas provavelmente sim. Fubá é uma fonte de carboidratos, altamente calórico, que vai propiciar o ganho de peso quando consumido em excesso.
Todo carboidrato vai ser transformar em açúcar, portanto, as pessoas que estão em dieta para perder peso e diabéticos precisam estar atentos.


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